no Espaço Cultural Conceição, centro de Osório.
Cabeças cheias de Histórias
Uma exposição composta por esculturas em terracota policromada em formato de cabeças que contam a história dos colonizadores da região dos Campos de Cima da Serra, os quais muitos moraram em Osório antes de se fixarem em São Francisco de Paula.
Nos materiais utilizados pela artista estão caracteres fisionômicos, sinais, marcas, tecidos, ícones, timbres e cores criando uma linha do tempo que parte de 1821 com o recebimento das Sesmarias serranas e encerra em 1920, preservando assim toda a trajetória desta comunidade distinta.
A exposição ainda conta com a amostra de um painel com documentos variados, tais como recibos, impostos, escrituras, cartas, rezas, benzeduras, convites, fotos e objetos de famílias, que embasaram e inspiraram a criação desta série.
Segundo Rita Gil a exposição tem a intenção de evocar a memória através de rastros e sinais deixados por todos que ali viveram, buscando revelar o cotidiano simples de um povo, que, reinterpretado, conta histórias em cada escultura, evidenciando valores e o comprometimento com o papel que a arte deve desempenhar na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário