RITA GIL – Nasceu em Gramado em 31 de outubro de 1955
Desenha e pinta desde os seis anos de idade, incentivada por sua mãe e seu avô, teve suas primeiras lições de arte, observando passivamente, obras da pioneira da arte em Gramado, Elisabeth Rosenfeldt.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiYyK_VbMPb3p__DiU0WkeEq5WjE0k_dl80xyXfy7AX6mRuAlCW9CADFYB-682YptXBS-P9P5Tm1WNCT0ZcUrQHk9OIbox4b5K9zSV2rCGKC60TrAwxTtj0CsM2XFKHeG-nY4He2f3WdX-/s320/Mala+de+brinquedos+016.jpg)
Obra: "Bagagem" 2009/1º lugar Os Águias pousaram em Gramado V
(1986) Quem nunca teve medo deste bicho?
"Por alguns de seus traços, a infância dura a vida inteira. É ela que vem animar amplos setores da vida adulta. Para o pensador francês, é preciso viver, por vezes é muito bom viver, com a criança que fomos, pois nos fornece uma consciência de raiz: toda a árvore do ser se reconforta. Os poetas nos ajudarão a reencontrar em nós essa infância viva, essa infância permanente, durável."
( Gaston Bachelard )
Bereniçe, Sérginho, João Carlos, Rita Márcia, Nancy e Flávio.
Amigos para sempre.
“Reconstruo memórias guardadas ao longo do tempo, fazendo delas minha inspiração, conto a minha história e da minha terra natal Gramado.”
Quero hoje muito alegre-E com muita devoção-Receber Jesus Menino-Na minha 1ª Comunhão.
Memórias! Elas estão guardadas, lá nas nossas gavetinhas.
Chega o momento em que obrigatoriamente eu tenho que ser adulto, mas nunca o momento que exija que eu deixe de ser criança.
Em 1981 formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UNISUNOS.
Em 1985 a então arquiteta,
começa a definir sua trajetória também como artista plástica
Obra: O Tempo1º lugar na categoria pintura - I Salão Capilé, de São Leopoldo/RS
Obra: “Quiridas Irmañs e Mamãi"
1º lugar na categoria proposta - 14º Salão do Jovem Artista, Porto Alegre/RS
(Cartas trocadas entre mãe e filhas, onde relatam suas amarguras durante a Revolução Federalista 1893-1895)
Foi nos anos 80 no Atelier Estágio, com
Vera Wildner
e no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre com
Danúbio Gonçalves
Que tive minhas principais referências.
Páscoa de 1986 que o Hotel Serrano de Gramado preparou toda uma decoração voltada para a chegada do Cometa Halley, seria a Páscoa do Cometa.
Nesta mesma época, aconteeu a minha1ª Exposição Individual, intitulada
Cometa Halley!
Cyntia, Rita e Moêma
Título: O velho viajante
Título: "Os sete Patinhos" (VENDIDA)
Título: "Cy! Estamos Flutuando" (VENDIDA)
Depois de dividir meu tempo por 25 anos entre a arquitetura e artes plásticas,
em 2005 fecho o escritório de arquitetura
e transformo minha arte no meu objetivo de vida,
tendo como inspiração minha religiosidade e minha cidadde natal.
Nossa Senhora Aparecida ( VENDIDA)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIiHoTclSLAgiY6Af3xuuCFGdVOtkdbWSTw9M_VyUu4x44o1wlFXJTHXsb5g4bCOAcsL0F1p7ZzLDHRnDfAzvFhPFudphpYYQoZRQK2_k_32LDcxMYGcgrWCZTCV2lkMVvoM41POtY9Ga8/s400/pasta+5+002.jpg)
Santa Clara (VENDIDA)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGAmYROxeWaiaYMntzV_nN4qzDMPXkEl-F0N0lXtKhFFEbzQiF4zK_kaRi5bF2fT6HDJaACsOdO63lWNpZsPq6tXmm_KImCkBwqM5uxv4ZiPdrccKwUQHfed_AHBzvKTKl1keLR60vLs_z/s320/Santos+010.jpg)
Santa Ceia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm-D3yLEd4Dsg9omiiCbv2h1UBes8dKNnOTjGSJqpxNFNedrGkY1P2CyrIzSkjEWdS293o6u79OYG4x-USa-bghZP8b04aI0pb1xGL14cC2DfmtvaPgNsv66HpDueJlRORFjIunM8dNMHs/s320/Santos+004.jpg)
Nossa Sra. da Conceição
São Judas Tadeu (VENDIDA)
Santa Cecília (VENDIDA)
“Com meus pincéis, reconstruo momentos da história de Gramado, fazendo um registro iconográfico e pessoal, de uma pequena cidade de veraneio, que, em meio século se transforma num grande pólo turístico, sem perder as características de uma grande família devido a fé e a pureza de nossas raízes.”
Obra: FESTA DA COLÔNIA 2007 (VENDIDA)
Uma das mais tradicionais e divertidas festas de Gramado, foi criada em 1985 e fazia parte da programação da Festa das Hortênsias. Em 1986, passou a integrar o calendário turístico de Gramado como uma festa independente.
No período da Festa os colonos, descendentes dos primeiros portuguêses, italianos e alemães que habitaram a região, se deslocam para o centro da cidade e trazem consigo toda a riqueza cultural do interior do município, possibilitando um intercâmbio entre o homem do campo e o homem da cidade.
Cerimônia de premiação
Trabalho da artista plástica Rita Gil foi selecionado como cartaz oficial 2010
Matéria publicada em 18/11/2009www.festadacoloniagramado.com.br
Faltam mais de quatro meses para o início da 20ª edição da Festa da Colônia de Gramado, mas as novidades já estão aparecendo. E a mais recente delas movimentou toda a comunidade local, que foi chamada para escolher o novo cartaz oficial. Durante sete dias uma urna ficou à disposição do público na Rua Coberta, no centro da cidade, para a votação. E a obra escolhida foi um trabalho inédito da artista plástica Rita Gil, apontada por aproximadamente a metade dos votantes. De um total de 540 votos recebidos, 216 escolheram a nova realização da pintora gramadense. Dez pinturas foram inscritas, e destas seis foram selecionadas para participar desta escolha popular.
Formada em arquitetura, Rita Gil define seu atual momento artístico como que voltado exclusivamente para a cidade e região onde mora. “Se há tantos que pintam Paris, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, por que não pintar Gramado?”, questiona. O trabalho premiado possui todos os elementos que definem a própria Festa da Colônia, como as soberanas, os animais, as etnias e a gastronomia. Segundo a artista, “é como uma colcha de retalhos”. E ela fala mais: “Essa iniciativa de deixar o público escolher, tendo acesso apenas às pinturas, sem saber os nomes dos artistas, foi excelente, e atingiu seu efeito de promover a interação. Foi uma ótima experiência, e é por isso que quis fazer algo tão colorido e vibrante, pois é assim que eu vejo a Festa da Colônia.
Formada em arquitetura, Rita Gil define seu atual momento artístico como que voltado exclusivamente para a cidade e região onde mora. “Se há tantos que pintam Paris, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, por que não pintar Gramado?”, questiona. O trabalho premiado possui todos os elementos que definem a própria Festa da Colônia, como as soberanas, os animais, as etnias e a gastronomia. Segundo a artista, “é como uma colcha de retalhos”. E ela fala mais: “Essa iniciativa de deixar o público escolher, tendo acesso apenas às pinturas, sem saber os nomes dos artistas, foi excelente, e atingiu seu efeito de promover a interação. Foi uma ótima experiência, e é por isso que quis fazer algo tão colorido e vibrante, pois é assim que eu vejo a Festa da Colônia.
Crédito da foto de Cleiton Thiele.
Obra: Cartaz da Festa da Colônia (Acevo- Festa da Colônia)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuRMKl6Ui6ummL5WNQ8d6K1pLdUOsPM-8ORKRdehL8PDOs-L8wFesD8xE698NauG66gINEqrlrsbQnHleHtTfIaemcDP4Zh9dRfZ5f2Z2D-85qpCmnBPhTw-yb-uD7RzXHdcfu9-KHGkL2/s320/Obras+Gramado+008.jpg)
Obra: Raízes Açorianas
Os descendentes luso-açorianos foram os primeiros habitantes de origem européia a residir em Gramado. Essa famílias que residem no município há mais de 5 gerações, mantém em casa hábitos e costumes que lhes foram passados na infância, sendo essas tradições, repassadas para filhos e netos, muitos dos quais participam deste desfile. Algumas destas tradições, foram incorporados na cultura da região e fazem parte hoje do nosso cotidiano. Como características sociais da etnia açoriana, pode-se salientar o amor ao trabalho, a solidariedade, amor ao solo natal à disciplina e à hospitalidade. Destaca-se também uma forte religiosidade com especial dedicação ao Espírito Santo.
Obra: 1ª Festa das Hortênsias (VENDIDA)
"Querida Ritinha! Grande pintora!
Ontem passei na rua coberta e tive oportunidade de ver todos os quadros juntos,
mas sem duvidas o teu alem de ser diferente é realmente bonito.
Tua veia de pintora começara a ficar mais conhecida por ser de maneira única ninguém consegue fazer igual isso é espetacular.
Parabéns! Abraços para ti e Lurdes
Ah já sei, tua veia é portuguesa com certeza." (Iraci Casagrande)
Obra: Gramado Alelúia
Obra Natal Luz (VENDIDA)
Obra:Rua Coberta
Obra: Gramado Festivais (VENDIDA)
Obra: Morena Nuvem (VENDIDA)
Lembranças! 26 de julho de 2010
Estou te transcrevendo um texto que fiz dois anos atrás mais ou menos.Encontrei hoje e resolvi te mandar.
Lembranças...Tu,menina frágil,sempre acompanhada com um avô querido,presente,te levando para a escola-uma lembrança de dedicação de toda a família.Lembro indo ao colégio,ora com a mãe,ora com o av^-pai.Lembro de ir lá casa dos Gil,tudo parecia magia.
Lembro de umas pequenas esculturas de argila feitas pelo vovô,será que estou delirando.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBfrFh-7DJmxTYO3phgPfvakMfdE49XBPIVNfyaU2B0WKFR8DlPPBSJ-y_KSVcQrbC2thbxBjmPaZp-P6cv1b_9vmou6K88m5PCdQtTB6W1892EHYZWoHD9UgvgU0E7W0mT1tpg2GHanFb/s200/NF+101+003.jpg)
As mãos de fada da tua mãe,da vovó,da tia Chiquinha....O café quentinho e cheiroso oferecido logo ao chegar.....Tudo singelo,com um carinho todo especial.
Lembro com carinho e admiração que sentia em ver tua criatividade em tuas bijouterias,tuas roupas transadas em que teu lado artístico já vinha aflorando.Tudo no teu quarto era criativo.Isto com o passar dos anos foi te transformando na artista que és.A tua criatividade,humildade,o respeito pela tua gente,tua cidade,contando a história que todos nós vivemos neste 54 anos que Gramado existe(hoje 55).
Parabéns! O teu trabalho está cada vez mais técnico,criativo,e principalmente nos deixando inúmeras mensagens.
Umamistura de surrealismo com o real.
Um beijo.Vera
Um
Parabéns amiga.Teu blog tá lindo. Sucesso a todos! bjs.
ResponderExcluirLisete