Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Abertura da mostra "Aqui Açores"


Mostra de Cultura Açoriana é destaque na CCMQ




A solenidade, no final da tarde de quarta-feira dia 02 de maio, marcou a abertura da mostra Aqui, Açores, organizada pelo Comitê dos 260 Anos do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul. A mostra poderá ser vista até o dia 13 de maio, na Casa de Cultura Mário Quintana na parte da tarde.

.

A atividade que está dialogando com a cultura gaúcha é uma grande homenagem que se faz àqueles que povoaram não só Porto Alegre, mas boa parte do território do Rio Grande do Sul. A mostra é um resgate da contribuição do povo açoriano a nossa cultura e nossa história e contribui para que as novas gerações reconheçam a importância que ele teve para a formação do nosso Estado.

Abertura da Exposição



                          










 
Na cerimônia de abertura, houve a apresentação do Coral Carlos Bina-Sogil, que interpretou canções tradicionais da cultura portuguesa, declamação de três poemas vencedores no Festival de Poesias Reinaldo Leal, de Triunfo, e o lançamento da exposição
“Cabeças Cheias de Histórias”
que estará itinerando por várias cidades de origem açorianas por todo 2012.



"Colcha Solidária da Chico Viale" 
 Motivando a captação de mais doadores,  com Luiz Antônio Alves.
 












Programação:
10/05 - 16h - Degustação de produtos gastronômicos de Santo Antônio da Patrulha com a participação de casal típico açoriano
13/05 - 16h - Apresentação artística do Rancho Folclórico e Lançamento do Terceiro Caderno de Genealogia do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel)


Exposições permanentes (até o dia 13 de maio): Exposição Cabeças Cheias de História, da artista plástica Rita Gil (Sala C2/2º andar - tarde)
Exposição de livros açorianos editados pelo Instituto Cultural Português
Espaço do Divino Espírito Santo
Exposição com tema rural
Exposição Arquitetura Açoriana em Pelotas
Exposição Fragmentos
Exposição do pintor Olegário Triunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário