Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

                        Aqui Açores!


 Exposição “Cabeças Cheias de Histórias” e Instituto Cultural Português festejando os 260 anos de Imigração Açoriana no RS.
O ano de 2012 será dedicado aos festejos dos 260 anos do Povoamento Açoriano no RS onde várias forças estão totalmente envolvidas nestas justas comemorações, visto que, os Açorianos que chegaram em 1752 , nos deixaram uma rica diversidade que poderá ser vista dentro do Programa “Aqui Açores” de 02 a 13 de maio na Casa de Cultura Mário Quintana, programação que conta com  várias vertentes culturais.





Reconhecida, e convidada pelo Instituto Cultural Português  em nome do Comitê dos Festejos de 260 Anos do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul, incentivada e apoiada pela Secretaria de Cultura de Gramado, Rita Gil estará dando continuidade a itinerância da coleção “Cabeças Cheias de Histórias” agora com novos personagens que contam com arte a saga das primeiras famílias a entrarem nos Campos de Cima da Serra, vindos de Osório, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha, entre outras cidades da costa gaúcha.   

 E por ser assim, a mostra que esteve em 2011 exposta em Gramado, Canela e São Francisco de Paula, agora segue durante todo o ano de 2012  festejando os 260 anos da Imigração Açoriana, fazendo o caminho de volta. 

Em maio Porto Alegre, seguindo para a Festa do Divino de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e algumas outras cidades da região até o final do ano, depois o destino será Açores.
Dos 260 anos de história Rita mostra em sua obra anos vividos por sesmeiros e suas famílias nos Campos de Cima da Serra, que bem demonstram todos os costumes Açorianos que nos deixaram os antepassados. Além de trazer o sentido de família e muitas tradições culturais, como dança, o canto, arquitetura, gastronomia, artesanato, trajes e religiosidade, sendo o culto ao Divino Espírito Santo consagrado na obra “Cabeças Cheias de Histórias”
A programação completa, além de outras informações, estará à disposição no site www.acores260rs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário