Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

260 Anos da Imigração Açoriana no R.G.S.

No evento que aconteceu na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal dia 16 de janeiro foram abertas as comemorações que marcarão os 260 anos de Povoamaento  Açoriano no Estado durante todo o ano de 2012.
 
Secretário da Cultura do Estado -  Sr. Antônio de Assis Brasil
 
Durante a abertura das festividades foi lançada oficialmente a 4ª edição da revista “A Décima Ilha Açoriana” que é publicada pelo Instituto Cultural português, cuja capa está ilustrada com obras de temas açorianos da artista plástica gramadense Rita Gil, contendo uma matéria que mostra como ela fará sua participação nas comemorações.




 Convidada pelo Comitê dos 260 anos do Povoamento Açoriano do Rio Grande do Sul e apoiada pelo Instituto Cultural Português do qual faz parte, Rita Gil aceita e reconfigura suas “Cabeças Cheias de Histórias” para participarem das atividades e dos festejos com uma mostra na Casa de Cultura Mário Quintana prevista para maio, representando a cultura gramadense com arte e história luso-açoriana.


Antônio Soares -  Presidente do Instituto Cultural Português

 “Rita Gil seu modo de nos dizer que é açoriana pelo sangue eterno de que jamais alguém pode fugir. Ainda mais açoriana por eleição cultural. Tanta mulher açoriana, tanta avó que enalteceram a terra e agora RITA GIL as homenageia e as quer representar no modo como as concebe. Cada cabeça é uma avó açoriana mas também uma mulher do seu hoje com quem fala e convive num bom estilo açoriano.” ( Antônio Soares -  Presidente do Instituto Cultural Português) presidente do Instituto Cultura


 CABEÇAS CHEIAS DE HISTÒRIAS EM MAIO NA MÀRO QUINTANA!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário