Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Publicação de Clic RBS Gramado

Exposição A Fé como Raiz homenageia Gramado em Porto Alegre


Imagens lúdicas da cidade de Gramado aparecem nas minuciosas pinturas de Rita Gil reunidas na exposição A Fé como Raiz, na Câmara Municipal de Porto Alegre. São obras supercoloridas pintadas em acrílico sobre tela de várias dimensões que mostram santos, festas religiosas, casamentos e paisagens repletas de igrejinhas.
A artista Rita Gil vive em Gramado. É arquiteta graduada pela Unisinos e artista plástica com formação pelo Atelier Livre de Porto Alegre e cursos com Danúbio Gonçalves, Mara Caruso, Vera Wildner, Astrid Lindenmayer, Patrício Farias, Fernando Baril, Brito Velho e Mário Palermo. Expôs em diversos espaços desde 1984. Em 2011, montou a individual Cabeças Cheias de Histórias, no Centro Municipal de Gramado.
A exposição na Câmara de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255) pode ser visitada até 30 de junho, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, com entrada franca. Informações: (51) 3220-4392 ou com a artista: ritamgil@yahoo.com.br.


Relato da artista
Sem  fugir do compromisso com o   passado ainda  tão  vivo  e  recente em  minha memória, dou testemunho e com meus pincéis, registro e eternizo alguns momentos da história de Gramado. Uma pequena cidade de veraneio que a partir de 1958 com a sua primeira Festa das Hortênsias, protegida pela fé e a pureza de suas raízes, se transforma  numa linha de tempo de 50 anos em um grande pólo turístico, sem por isso perder as características de uma grande família.
Faço uma singela homenagem à minha terra natal, onde cada obra representa uma página da nossa história, tendo como temática principal rastros da cultura local e a forte religiosidade que norteia o povo gramadense. (Rita Gil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário